O Jornalismo no Tumblr

O Tumblr é mais uma das redes sociais que permite a publicação de texto, audio, vídeo, imagens, links e citações. Então o que tanto atrai os jornalistas nesta plataforma? Para além de ser uma ótima forma de estabelecer uma relação com os leitores, também é o local ideal para atrair um público-alvo jovem. O segredo está em não utilizar para direccionar o tráfego para os seus sites mas como uma plataforma independente.

Que o diga Anthony De Rosa (editor de social media da Reuters) que afirma que “once you establish an audience on the Tumblr, then you can be more generous with links to the main site, but you should first gain the appreciation and loyalty of the Tumblr audience, otherwise they may feel like you’ve only joined Tumblr to promote your other website”.

Desta forma, e para dar seguimento a esta série de publicações sobre a prática de jornalismo em várias redes sociais, o Tumblr deve ser usado para destacar certos conteúdos que vivem de elementos visuais cativantes como imagens e vídeo. “Social platforms like Tumblr should be about growing a community. If a news organization is focused on growing their community first, they’ll find their numbers will grow eventually”, acrescenta.

O Tumblr também se revela a rede social ideal para alimentar conversas e criar fóruns de discussão com os leitores de um meio de comunicação social. Mas para isso é necessário conhecer a audiência e o público-alvo que quer alcançar como é o caso do The Guardian The Los Angeles Times. “It’s providing a human face behind the news brand and delivering worthwhile content to the specific audience on Tumblr that makes your news organization matter to them”. Um dos muitos exemplos a nível international que deveriam servir de exemplos para os meios de comunicação em Portugal.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • Malig, Jojo (2014) “Journalists learn what works (& doesn’t work) on Tumblr” em http://www.poynter.org/news/media-innovation/127531/journalists-learn-what-works-doesnt-work-on-tumblr/ (consultado a 2 de junho de 2015)
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s