A veracidade dos factos e o Correio da Manhã

Captura de ecrã 2015-06-10, às 17.48.59

No dia 8 de Junho o Correio da Manhã (CM) noticiou, em primeira página, um suposto tornado no Montijo. A fotografia tornou-se viral, não pela condição atmosférica, mas por ser mentira.

Ao que parece, um pai resolveu mostrar ao filho o que era um tornado, depois de este dizer que nunca tinha visto um. Tirou uma fotografia da janela e com o programa Photoshop fez as alterações. A montagem estaria tão bem feita que levou o jornal a acreditar sem verificar as suas fontes.

No ponto 1 do Código Deontológico do Jornalista está explícito que: “O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.” O jornalista do CM que publicou esta notícia, bem como os respectivos editores que a deixaram passar e ainda a colocaram em primeira página, não cumpriram esta conduta necessária para fazer um ‘bom jornalismo’.

É de lamentar, que um jornal diário, mesmo sendo o Correio da Manhã com toda a fama que tem no país, não verifique uma coisa básica como são os factos de uma notícia. Sem falar do facto de ainda a publicarem na primeira página do jornal. No entanto, esta notícia só prova que a verificação de fontes e imagens já não é a mesma nos órgãos de comunicação social, um facto que nos devia deixar a todos preocupados.

Porém, é de esperar que o jornal, já que não cumpriu o ponto 1 do Código Deontológico, cumpra agora o ponto 5 em que diz que “o jornalista deve assumir a responsabilidade por todos os seus trabalhos e actos profissionais, assim como promover a pronta rectificação das informações que se revelem inexactas ou falsas. (….)”

Ricardo Cruz

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s