“DRONE JOURNALISM LAB” – EXEMPLO NORTE-AMERICANO

Nos Estados Unidos da América foi criado o “Drone Journalim Lab”, em 2011, pela Faculdade de Jornalismo da Universidade de Nebraska-Lincoln. O potencial dos drones – ou UAV (Unmanned Aerial Vehicle) – depressa foi percebido por esta faculdade e o seu Professor fundador Matt Waite, que pretendem desta forma envolver os seus estudantes, dando-lhes ferramentas para um dia utilizarem os drones como instrumento de trabalho no jornalismo, nomeadamente na reportagem.

A utilização de drones ainda não está regulamentada nos E.U.A. (bem como em muitos outros países pelo mundo), pelo que, por ora, os seus cidadãos regem-se pelas directrizes da FAA (Federal Aviation Administration), o que faz com que o seu uso esteja dependente de permissão desta entidade. Mesmo na vertente educacional, esta permissão tem sido exigida, tendo sido emitido um comunicado pela FAA para a Universidade de Nebraska-Lincoln, alertando para a necessidade de certificado de autorização para pilotar drones.

Com tantas restricções (ainda que sem força de lei) à aprendizagem de uma ferramenta que pode ser bastante útil a estes futuros jornalistas, será uma grande mais valia que os E.U.A. (e o mundo!) regulem o sector, por forma a que todos saibam como devem ser utilizados estes instrumentos, que tanto podem ajudar os jornalistas pela sua rapidez e precisão.

Referência:

http://www.dronejournalismlab.org/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s