O JORNALISMO DIGITAL E OS MOTIVOS DA SUA RÁPIDA DIFUSÃO

Este novo jornalismo rapidamente se instalou, uma vez que possui diferenças do jornalismo tradicional que o permitem ir mais longe. Em termos de audiência, os receptores podem estar em diversos locais do mundo ao mesmo tempo; ao nível do tempo da recepção, a comunicação na internet tanto pode ser assincrónica – quando a emissão acontece num tempo diferente da sua recepção – por exemplo na utilização de e-mail e da web, como pode ser sincrónica – quando a emissão coincide com a recepção – no caso dos “chat groups”. Estas virtualidades permitem-lhe ser um poderoso meio de comunicação.

Para mais, a internet não está sujeita às limitações das ondas de rádio nem depende de distribuição física, como por exemplo os jornais. Em termos de armazenamento, na internet tudo está digitalizado, facilitando a pesquisa de qualquer conteúdo. Estes factores interligados permitiram que o jornalismo digital se afirmasse e que esteja a ser constantemente actualizado, em tempo real, chegando onde os meios tradicionais não conseguem.

Referência:

http://www.fcsh.unl.pt/cadeiras/ciberjornalismo/aula9.htm

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s